TRABALHO INFANTIL
Uma prática que se repete em todo o país é o trabalho infantil. Apesar de ser ilegal o trabalho praticado por crianças até os 13 anos de idade, é comum vermos crianças trabalhando na rua, pedindo dinheiro em semáforos, vendendo balas, trabalhando em casas de família e no campo.
Muitas vezes, essas crianças deixam a escola para trabalhar e ajudar os pais em casa. Ganham algum dinheiro trabalhando e dão para os pais. Infelizmente muitos adultos pegam esse dinheiro e gastam com bebidas e drogas. Dessa forma, exploram seus filhos para manter seus vícios. É muito provável que os pais dessas crianças tiveram uma infância parecida. Também largaram seus estudos para trabalhar ou outro motivo, por isso não conseguem um emprego mais bem remunerado e necessitam da ajuda dos filhos. Certamente esses pais não incentivam seus filhos a estudarem porque também não estudaram. Assim como aconteceu com os pais, essas crianças terão menos chances no mercado de trabalho, por não terem estudado.
A lei permite que adolescentes de 14 e 15 anos trabalhem, desde que sejam considerados aprendizes. Porém é preciso que os governantes façam mais ações para acabar com o trabalho infantil e, assim, garantir que os direitos das crianças sejam respeitados.
Acredito que todos devemos agir para acabar com o trabalho infantil. Então, se qualquer pessoa vir uma criança sendo explorada, deve denunciar, afinal, exploração de criança é crime!
ALUNA: Joice Freitas dos Santos - 5º ano A
PROFª: Cristiane Faleiros Martins
ESCOLA: EMEF Geralda de Souza Espin
3 comentários:
Joice vc tem razão de que crianças nao podem trabalhar que os pais das crianças de rua exploram eles eu acho isto muito injusto.
Bjossss♥♥♥♥♥
ass:Luana Cristina 4°c tarde.
Joice,
O seu texto e muito importante o seu conhecimento tambem muito bom vc deve continuar assim.
Eu achei que o seu texto fala que criança não deve tramalhar deve mais estudar.
É isso aí Joice seu texto mostra o quanto você é consciente sobre um assunto tão importante que é o TRABALHO INFANTIL!
Parabéns você consegue articular muito bem suas idéias!
Postar um comentário