sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TRABALHO DESENVOLVIDO NO 4º ANO A

Projeto: Qual é o seu valor?
 Professora: Flávia R. Eik Fávaro
Duração: agosto, setembro e outubro
Objetivo
Refletir sobre os valores humanos existentes ou não na sociedade e permitir que os alunos avaliem conscientemente seus atos, corrigindo-os quando necessário.
Introdução
Este projeto pretende propor uma reflexão acerca dos valores humanos que os professores podem cultivar em seus alunos. Descobrir, na atualidade, a importância do “ser” é fundamental. Oferece atividades diversificadas para o entendimento e prática desses valores no dia-a-dia escolar.
Valores abordados:
AMOR
LIMPEZA
RESPONSABILIDADE
ORGANIZAÇÃO
RESPEITO
PAZ
COOPERAÇÃO

AMOR
OBJETIVO: Apresentar à criança que, ao despertar o amor que existe no indivíduo, inicia-se o processo de transformação da realidade.
Atividades: leitura e interpretação do texto “História do amor e do tempo”; dobradura (construção de barquinho de papel que deverá receber o nome de um sentimento presente na história – confecção de painel).

LIMPEZA
Objetivo: Entender a importância da limpeza para a saúde física e mental e para uma relação harmônica com as pessoas e com a natureza.
Atividades: conversa  com a turma sobre a questão: “o que costumo pensar?”  . Escrita, na lousa e em duas colunas, dos “pensamentos proveitosos” e dos  “pensamentos lixo”. Em seguida, deve-se apagar o lixo e trabalhar o proveitoso. Construção de vassourinhas de papel; nas tiras da vassoura os alunos devem escrever atos que tornam a mente deles e o ambiente em que vivem limpos.


RESPONSABILIDADE
Objetivo:
Entender a responsabilidade como um expressão de interesse, como a habilidade de tomar conta de si mesmo e de responder pelos seus atos.
Atividade: Desenho de um bonequinho ou bonequinha que represente o aluno(a); escrita nos braços, pernas, tronco e cabeça dos atos de responsabilidade do aluno com ele mesmo, com sua família, com a escola, com seu país.


ORGANIZAÇÃO
Objetivo: Desenvolver atitudes de respeito pelo “eu”, pelos outros e pelo meio-ambiente, entendendo que respeito é um estado de consciência que nasce da percepção do valor de todas as coisas.
Atividades: Conversa sobre as questões:
O que é respeito para você?
O que é respeitar a si mesmo?
Que atitudes devemos ter para respeitar o meio ambiente?
Concurso de posts sobre o tema:
“Como posso respeitar o meio ambiente?”




PAZ
Objetivo: Perceber que a paz nos ambientes e no mundo depende de cada indivíduo, da qualidade dos pensamentos e das ações que desempenha.
Atividade: Confecção de cata-ventos com a palavra PAZ no centro e nas quatro pontas as qualidades que geram a paz.


COOPERAÇÃO
Objetivo: Desenvolver o prazer  do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.
Atividade: Em duplas, construção de livrinhos a partir da escrita de um texto sobre o tema “Cooperar é preciso”.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
KUMARIS, Brahma. Vivendo valores na escola.


Nenhum comentário: